Essa música, se fosse da minha autoria, seria pra minha mãe, se um dia eu deistir do sonho dela de me ver cantando para ir a um outro caminho mais garantido.Sim, eu desistiria por um motivo justo:este aqui http://jotadejeane.blogspot.com/2010/03/sobre-o-jaba.html
Mamãe Coragem Escrita por: Caetano Veloso e Torquato Neto Intérprete:Gal Costa
Mamãe, mamãe, não chore A vida é assim mesmo Eu fui embora Mamãe, mamãe, não chore Eu nunca mais vou voltar por aí Mamãe, mamãe, não chore A vida é assim mesmo Eu quero mesmo é isto aqui
Mamãe, mamãe, não chore Pegue uns panos pra lavar Leia um romance Veja as contas do mercado Pague as prestações Ser mãe É desdobrar fibra por fibra Os corações dos filhos Seja feliz Seja feliz
Mamãe, mamãe, não chore Eu quero, eu posso, eu quis, eu fiz Mamãe, seja feliz Mamãe, mamãe, não chore Não chore nunca mais, não adianta Eu tenho um beijo preso na garganta
Eu tenho um jeito de quem não se espanta Braço de ouro vale 10 milhões Eu tenho corações fora peito Mamãe, não chore Não tem jeito Pegue uns panos pra lavar Leia um romance Leia "Alzira morta virgem" "O grande industrial"
Eu por aqui vou indo muito bem De vez em quando brinco Carnaval E vou vivendo assim: felicidade Na cidade que eu plantei pra mim E que não tem mais fim Não tem mais fim Não tem mais fim
Eu como profissional me vejo nesse estado:como quem partiu ou morreu. E o que seria essa "roda viva" que estraga os nossos planos? O jabá "obrigatório" desde a década de 90? A onda musical de cada ano?
RODA VIVA Composição: Chico Buarque Intérpretes:Chico Buarque e MPB-4
Tem dias que a gente se sente Como quem partiu ou morreu A gente estancou de repente Ou foi o mundo então que cresceu?
A gente quer ter voz ativa No nosso destino mandar, Mas eis que chega a roda viva E carrega o destino prá lá ...
Roda mundo, roda gigante Roda moinho, roda pião O tempo rodou num instante Nas voltas do meu coração.
A gente vai contra a corrente Até não poder resistir Na volta do barco é que sente O quanto deixou de cumprir Faz tempo que a gente cultiva A mais linda roseira que há, Mas eis que chega a roda viva E carrega a roseira prá lá.
Roda mundo, roda gigante Roda moinho, roda pião O tempo rodou num instante Nas voltas do meu coração.
A roda da saia, a mulata Não quer mais rodar não senhor Não posso fazer serenata A roda de samba acabou!
A gente toma a iniciativa Viola na rua a cantar Mas eis que chega a roda viva, E carrega a viola prá lá.
Roda mundo, roda gigante Roda moinho, roda pião O tempo rodou num instante Nas voltas do meu coração.
O samba, a viola, a roseira Que um dia a fogueira queimou Foi tudo ilusão passageira Que a brisa primeira levou
No peito a saudade cativa Faz força pro tempo parar, Mas eis que chega a roda viva E carrega a saudade prá lá!
Roda mundo, roda gigante Roda moinho, roda pião O tempo rodou num instante Nas rodas do meu coração. (4x)
Depois eu Volto ( J. Luna/Batatinha) Intérprete:Batatinha
É carnaval É hora de sambar Peço licença ao sofrimento Depois eu volto pro meu lugar
É carnaval É hora de sambar Peço licença ao sofrimento Depois eu volto pro meu lugar
Dona tristeza, dê passagem à alegria Nem que seja por um dia Pois respeito sua posição Mas hoje eu reclamo com toda razão Mas hoje eu reclamo com toda razão
Cena do Filme "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de- Rosa" (Produções Cinematográficas R. F. Farias Ltda., 1970), dirigido por Roberto Farias
A letra tem tudo a ver com quando eu quis trocar coisas duvidosas que são o "você" da música por uma correta, pra tristeza dos meus pais e de alguns conhecidos meus.
Não Vou Ficar Composição: Tim Maia Intérprete:Roberto Carlos
Há muito tempo eu vivi calado Mas agora resolvi falar Chegou a hora, tem que ser agora E com você não posso mais ficar Não vou ficar, não (Não, não) Não posso mais ficar, não, não, não Não posso mais ficar, não
Toda verdade deve ser falada E não vale nada se enganar Não tem mais jeito, tudo está desfeito E com você não posso mais ficar Não vou ficar, não (Não, não) Não posso mais ficar, não, não, não (Não, não) Não posso mais ficar não
Pensando bem Não vale a pena Ficar tentando em vão O nosso amor não tem mais condição Não, não, não, não, não, não, não...
Por isso resolvi agora Lhe deixar de fora do meu coração Com você não dá mais certo E ficar sozinho é minha solução, É solução sim (ah, ah) Não tem mais solução, não, não, não Não tem mais solução, não
Pensando bem Não vale a pena Ficar tentando em vão O nosso amor não tem mais condição Não, não, não, não, não, não, não
Por isso resolvi agora Lhe deixar de fora do meu coração Com você não dá mais certo E ficar sozinho é minha solução, É solução sim (ah, ah) Não tem mais solução, não, não, não, Não tem mais solução, não, não, não Não tem mais solução não...
(P) 1969 Discos CBS, Columbia Broadcasting System/ Companhia Brasileira de Som (hoje Sony Music Entertainment [Brasil])
Raul Seixas -Meu Amigo Pedro Pelo que eu li por aí na internet, Raul fez essa música para o irmão dele que era careta certinho que vai ao trabalho de terno e tacha o irmão Raul de porra-louca pelo seu envolvimento com drogas.
E aqui eu sou o "Pedro" da música, o que usa o mesmo terno, no meu caso, o mesmo penteado, o mesmo cabelo puxado, preso, que vai pro seu trabalho, ou melhor, pra onde estou me cursando alguns dias da semana (agora não, pois estou de férias até fevereiro). Desde sempre, sou uma caretona caseira que tem um comportamento diferente dos outros da minha faixa etária, inclusive dos conhecidos meus, que não aprovam como eu sou. Enquanto, para os baladeiros de plantão, a noite é uma criança, pra mim, que curte samba das antigas, Roberto Carlos e músicas mais criativas poeticamente, a partir da meia-noite, já envelheceu e tô na cama vendo um DVD ou escutando MP3 até o sono bater, eu eu acho isso mais agradável do que ficar no lugar super tumultuado. É que não gosto muito de embalos de sábado à noite e de ir a lugares onde tem gente bebendo além da conta e ficam perturbando os pobres sóbrios, ou melhor, não só não agrada a mim, mas também tenho medo de criminalidade que freqüentemente acontece nesse período, porque o que tem de traficante e assaltante, gente... E eu não só tenho mania de criticar (ô, se tenho...), mas também sou criticada pelos conhecidos meus,pois, a cada parceria que eu faço sempre acaba com a minha caretice demasiada. E a letra de "Meu Amigo Pedro" é como se eles estivessem falando pra mim, mas que, no fundo, gostam de mim ("Pedro, onde cê vai eu também vou...")
Essa vai para um certo alguém que acha que sou uma flor pra ele (não exatamente de flor que ele me chama, né?).E eu adoraria (e muito) cantar, ou melhor, dizer isso a ele, pois "o sol não pode viver perto da lua".
A FLOR E O ESPINHO (Nelson Cavaquinho, Guilherme de Brito e Alcides Caminha) Intérprete [video] :Nelson Cavaquinho
Tire o seu sorriso do caminho Que eu quero passar com a minha dor Hoje pra você eu sou espinho Espinho não machuca a flor Eu só errei quando juntei minh'alma à sua O sol não pode viver perto da lua
É no espelho que eu vejo a minha mágoa É minha dor e os meus olhos rasos d'água Eu na sua vida já fui uma flor Hoje sou espinho em seu amor
Tire o seu sorriso do caminho Que eu quero passar com minha dor Hoje pra você eu sou espinho Espinho não machuca a flor Eu só errei quando juntei minh'alma à sua O sol não pode viver perto da lua
(P) 1957 Todamerica (P) 1972 [video] RCA Victor, Radio Corporation of America (hoje Sony Music)
GOSPEL Composição: Raul Seixas e Paulo Coelho Intérprete:Raul Seixas
Por que que o sol nasceu de novo e não amanheceu? Por que que tanta honestidade no espaço se perdeu? Por que que Cristo não desceu lá do céu e o veneno só tem gosto de mel? Por que que a água não matou a sede de quem bebeu?
Por que que eu passo a vida inteira com medo de morrer? Por que que os sonhos foram feitos pra gente não viver? Por que que a sala fica sempre arrumada se ela passa o dia inteiro fechada? Por que que eu tenho caneta e não consigo escrever? (escrever)
Por que que existem as canções e ninguém quer cantar? Por que que sempre a solidão vem junto com o luar? Por que que aquele que você quer tão bem já tem sempre ao seu lado outro alguém? Por que que eu gasto tempo sempre, sempre a perguntar? (perguntar)
Por que que eu passo a vida inteira com medo de morrer? Por que que os sonhos foram feitos pra gente não viver? Por que que a sala fica sempre arrumada se ela passa o dia inteiro fechada? Por que tenho caneta e não consigo escrever? (escrever)
Por que que existem as canções e ninguém quer cantar? Por que que sempre a solidão vem junto com o luar? Por que que sempre aquele que (você) quer tão bem já tem sempre ao seu lado outro alguém? Por que que eu gasto tempo sempre sempre a perguntar? (perguntar)
(C) 1974 (gravação caseira) Raul Seixas artista exclusivo da Discos Philips/Phonogram (hoje Universal Music) (P) 2009 Microservice Audio e Multimídia
Ainda falando na música...
A música "Gospel" foi gravado em uma fita K7 em 1974 pelo próprio Raul (Raul Santos Seixas, Salvador, 28 de junho de 1945 — São Paulo, 21 de agosto de 1989). Ela seria usada na trilha sonora da novela O Rebu (Rede Globo, 4 de novembro de 1974 a 11 de abril de 1975), porém foi censurada pela Ditadura. A maior parte da trilha de "O Rebu" foi assinado pelo Raul Seixas e Paulo Coelho (Rio de Janeiro, 24 de agosto de 1947) .A letra foi alterada, que recebeu o nome de Porque, e recebeu a voz de Sonia Santos, esta que era sucesso na década de 70 e que, recentemente, está morando nos Estados Unidos. A música com a letra original foi encontrada nessa fita K7 e, posteriormente, passado por um tratamento técnico, onde foi incluido novos arranjos para a música.Para atualizar os arranjos , chamaram o maior fã do Raul, o cantor Roberto Frejat (Rio de Janeiro, 21 de maio de 1962) , do Barão Vermelho.
Este album foi produzido pelo amigo e produtor (favorito de Raulzito), Marco Mazzola. A música original com roupagem nova faz parte da trilha sonora de "Viver a Vida"
Ouça e acompanhe a letra modificada a pedido da censura para a trilha de "O Rebu". Repare que o verso "Por que tenho caneta e não consigo escrever?" que é o último verso da segunda estrofe mudou pra "Por que que eu tenho uma caneta e não sei escrever?" no primeiro verso da terceira e última estrofe. Isso tudo sem dizer que alguns versos dessa canção também têm tudo a ver comigo , principalmente a parte do irmão, da vitrola e do museu. =)
PORQUE Composição: Raul Seixas e Paulo Coelho Intérprete: Sônia Santos
Por que que o sol nasceu de novo e não amanheceu? Por que que Deus criou o homem e não se arrependeu? Por que que a crença no futuro é fatal e a serpente simboliza o mal? Por que que tudo que é bonito está trancado num museu?
Por que que eu nasci assim e meu irmão assado? Por que beber uísque e soda pra ficar animado? Por que que o tempo deixa tudo pra trás e sempre que você consegue quer mais? E porque na hora de um naufrágio cada um vai pro seu lado?
Por que que eu tenho uma caneta e não sei escrever? Por que que eu passo a noite inteira sem nada para ler? Por que que a agulha da vitrola sumiu e o anuncio do cinema caiu? Por que que eu faço essas perguntas sem ninguém pra responder?
Você roubou meu sossego Você roubou minha paz Com você, eu vivo a sofrer Sem você, vou sofrer muito mais.
Você roubou meu sossego Você roubou minha paz Com você, eu vivo a sofrer Sem você, vou sofrer muito mais.
Já, não é amor Já, não é paixão O que eu sinto por você É obsessão.
(P) 1955 (versão original pela cantora Carmen Costa) Copacabana Discos (EMI Music Brasil, Electrical and Musical Industries) (P) 1979 (versão Clara Nunes [video]) EMI Odeon (hoje EMI Music Brasil, Electrical and Musical Industries)
Essa música diz tudo...sobre mim. É uma resposta que eu daria àqueles que criticam o meu jeito freqüentemente grosseiro.
Ninguém pode calar dentre mim Esta chama que não vai passar É mais forte que eu E não quero dela me afastar
Eu não posso explicar quando foi E nem quando ela veio E só digo o que penso, só faço o que gosto E aquilo que creio
Se alguém não quiser entender E falar, pois que fale Eu não vou me importar com a maldade De quem nada sabe E se alguém interessa saber Sou bem feliz assim Muito mais do que quem já falou Ou vai falar de mim
Se alguém não quiser entender E falar, pois que fale Eu não vou me importar com a maldade De quem nada sabe E se alguém interessa saber Sou bem feliz assim Muito mais do que quem vai falar Ou já falou de mim
(P) 1956 Comercial Fonográfico RGE, Rádio Gravações Especializadas Ltda. (C) (video) 1975 TV Cultura
Capa do LP "Fruto Proibido", Rita Lee & Tutti Frutti Som Livre, 1975 (foto encontrada pela net)
Falando em Rita Lee...essa música é a minha cara!Sim, gente!Por quê?Isso aconteceu quando eu era pequena, mas eu diria que até hoje me sinto uma ovelha negra, mesmo.Foi quando meus pais (ao contrário da música,não foi só o meu pai,né?) detestavam muito o meu comportamento, pois esperavam que a menina nascia da maneira que eles queriam, popular, "normal" como eles e todos, inteligente e esperta e aí nasceu essa coisa inesperadamente ridícula que vos fala Conforme eu ia crescendo, minha mãe ficava me dizendo frases do tipo "por que você não é igual a outras meninas da sua idade que são espertas, estudiosas, conversadeiras e têm muitos amigos enquanto você não é nada disso e tem um traço (zero) de amigos?" e até mesmo (ainda me lembro como se fosse ontem) "eu vou te trocar pela fulana ou ciclana ou beltrana que é mais inteligente e mais popular do que você e te mandar embora pra roça", como se dissesse "filha, você é ovelha negra da família, agora é hora de você assumir e sumir".Enfim, eu era uma boboca.Mas foi só uma professora da minha antiga escola perceber o que eu tinha que resolveu chamar meus pais pra "despertarem pra vida" ou melhor, que "Não vale a pena esperar, tire isso da cabeça, ponha o resto [no sentido figurado, a mala pronta pra filha partir pra roça] no lugar". E aí ela receitou aos meus pais um psicologo pra me consultar, já que eu tinha (tenho) problemas na sociedade e nas disciplinas escolares (eu era péssima em história, principlamente, na matemática, na religião (quando não havia proibições de ter religião como matéria nas escolas) ...ou melhor, eu não conseguia entender nada, então meu método de ensino era à base de "decoreba"). Aí, me parece que meus pais abriram os olhos e começaram a entender.E a ovelha negra da família a partir de então foi aceita acabou não sumindo
Ovelha Negra Escrita e interpretada por Rita Lee
Levava uma vida sossegada Gostava de sombra e água fresca Meus Deus, quanto tempo Eu passei sem saber?
Foi quando meu pai me disse: "Filha Você é a ovelha negra da família Agora é hora de você assumir E sumir!"
Babe, babe, não adianta chamar Quando alguém está perdido Procurando se encontrar Babe, babe Não vale a pena esperar Tire isso da cabeça Ponha o resto no lugar
Ovelha negra da família Não vais mais voltar Não! Vai sumir!
(P)1975 Som Livre
Video : "Ovelha Negra" - Rita Lee (Clipe do programa "Fantástico", 1975) Essa era a Rita Lee, quando sua criatividade, sua qualidade vocal e sua beleza ainda estavam em alta.
Rita Lee e Roberto de Carvalho - "Ovelha Negra" no especial "Rita Lee Jones" na série "Grandes Nomes" da Rede Globo exibido em 1980 e lançado no ano passado (2008) em DVD pela gravadora Trama
Se bem que eu tinha postado a letra dessa música aqui no blog ( clicar aqui ), mas essa é uma música que, desta vez, fala pela minha opinião sobre a mídia da atualidade, principalmente na parte das FM's da mesmice (é o fim dos tempos pra MPB!!!). Aliás, opinião de Rita Lee é opinião do povo (às vezes não, né?)A mídia nunca foi tão "midíocre" como diz a Marisa Orth nesse video do programa "Saia Justa" da GNT.
P.S.:Eu não assino TV a cabo Arrombou a Mídia (Paródia de "Arrombou a Festa", de Rita Lee e Paulo Coelho) Rita Lee Composição: Rita Lee/Henrique Barsch Ano:2002 (mudou alguma coisa?)
Ai ai meu Deus O que foi que aconteceu Com a Mídia Popular Brasileira Rádio e TV tem jabá Novelas ditam quem é Star Eu também quero ser marketeira
Tem sempre na tela um apresentador Vendendo a tragédia de algum cantor A fé corre o risco de fugir da igreja No canal do bispo, comercial de cerveja De meia em meia hora, uma nova pesquisa Mas como, se ninguém nunca me analisa? Por sorte meu controle anda tão descontrolado Eu mudo de canal e ele aperta o desligado... "isto é uma vergonha!"
Jornais falham mais que previsão de economista Tem crítico da hora que sonha ser artista Veja a Época de trair com mais prudência Velho viagrado Isto É a nova tendência Ricos e Famosos dão as Caras por Capricho Peladonas de hoje amanhã estão no lixo Manchete eterna palestinos e judeus Nossa Faixa de Gaza é na Cidade de Deus... "eu aumento mas não invento!"
Em outdoor desfila o mundo fashion très chic Morrendo de fome as top models têm chilique Dietas, malhações, botox saem pela goela Os Big McCoisa fazem mal e dão seqüela Fama Brother fraude no Limite do milhão Programas de barraco, pegadinhas, que armação! "Loiras apresentadoiras" tentam o estrelato Mas pra chegar à Hebe haja sola de sapato.. "mexeu com você, mexeu comigo!"
Editatoriais são pura megalomania Manipulando minha vida todo santo dia As FMs tocam a mesmice que eu não peço Nada mais parado que parada de sucesso Um ponto no Ibope custa a alma pro diabo E eu pago pra enfiar Tv à cabo pelo rabo Quatro enxeridas falam mais que Zarathustra É isso que dá juntar mulher de Saia Justa... "Um beijo do gordo! "
Video:"Arrombou a Mídia"(Programa "Saia Justa", GNT) Apresentação de Mônica Waldvogel,Fernanda Young, Rita Lee e Marisa Orth
No meu caso, não é só o amor, mas também a amizade e tudo de novidade que eu tentar nessa vida que são não somente "a losing game" ( "um jogo perdido"), mas também são "a fate resigned" ("um destino resignado"), mesmo que eu faça o maior e melhor esforço que puder (inclusive, já virou rotina.Parece que tudo na vida é um jogo perdido, mesmo!).Essa é a melô de quem , como eu, é um caso perdido ."Over futile odds" (apesar das oportunidades fúteis). No meu caso, não são somente fúteis, como também são um saco, criadas por gente que considero mala sem alça e que acreditam que vão me fazer felizes com suas "criatividades"."And now the final frame", ou seja, "E agora cheguei a conclusão".
Love is a Losing Game (Escrita e interpretada por Amy Winehouse)
For you I was a flame Pra você eu fui uma chama Love is a losing game O amor é um jogo perdido Five story fire as you came Cinco andares pegaram fogo quando você veio Love is a losing game O amor é um jogo perdido
Why do I wish I never played? Por que eu gostaria de nunca ter participado desse jogo? Oh, what a mess we made Ah, como nos divertíamos And now the final frame E agora a conclusão Love is a losing game O amopr é um jogo perdido
Played out by the band Jogada para o lado de fora Love is a losing hand O amor é uma partida perdida More than I could stand Mais do que eu poderia aguentar Love is a losing hand O amor é uma partida perdida
Self professed... profound Auto-confessado, profundo Till the chips were down Até as fichas caírem ...know you’re a gambling man ...você sabe que é um bom apostador Love is a losing hand O amor é uma partida perdida
Though I’m rather blind Apesar de eu ser bastante cega Love is a fate resigned O amor é um destino resignado Memories mar my mind Lembranças machucam minha mente Love is a fate resigned O amor é um destino resignado
Over futile odds Apesar das oportunidades fúteis And laughed at by the gods E de ser zombada pelos deuses And now the final frame E agora a conclusão Love is a losing game O amor é um jogo perdido
(P) 2006 Island Records (UK) (P) 2007 Universal Music (Brasil)
Ainda falando na música.... Essa música é uma das provas de que Amy Winehouse é a nossa Maysa do século XXI.A letra de "Love is a Losing Game" se coincide com a fase da Maysa pós-separação do ator Carlos Alberto, em 1976, com quem ela teve um amor intenso.
Seria uma canção de tristeza pela revolta com os tititis que alguns conhecidos meus, inclusivem aqueles que se dizem meus admiradores, fazem aqui sobre mim. Mas quem desses sentiria pena de mim pelos meus (piores) defeitos? (P.S.:Eu não bebo, nem fumo!)
"Meu Mundo Caiu" Escrita e interpretada por Maysa
Meu mundo caiu E me fez ficar assim Você conseguiu! E agora diz que tem pena de mim? Não sei se me explico bem Eu nada pedi Nem a você nem a ninguém Não fui eu que caí Sei que você me entendeu Sei também que não vai se importar Se meu mundo caiu Eu que aprenda a levantar
Depois de "Apesar de Você" do Chico Buarque e "Vendaval da Vida" de Délcio Carvalho e Noca da Portela (interpretada por Alcione), essa é mais uma que fala por mim:"Discutível Perfeição", da dupla Sandy e Jr,pra aqueles que acham que sou um anjo de moça e que sou uma pessoa fácil de se lidar, porém, quando a minha máscara cair de propósito, não é nada disso que estão pensando .Portanto, se o meu jeito de ser desagrada alguém, lamento muito, pois, pra eu ser do agrado dos outros, terei que nascer de novo.Melhor dizendo, não devo satistações a ninguém.
Discutível Perfeição Por favor não me idealize Assim você tá fadado ao deslize Verdade seja dita Nada mais me irrita Do que essa estupidez
É melhor você ter certeza Tô longe de ser a Madre Tereza Não pise no meu calo Ou viro bicho e falo o que não quer ouvir
Admito, eu vivo maquiada Minha vida é mesmo tão sofisticada [nem tanto] Saiba, esse glamour não dura o tempo inteiro Eu também preciso ir ao banheiro
A princesa também sente,chora,sofre, Sonha e ouve não Eu prefiro a verdade a essa discutível perfeição
*A princesa também briga, encrenca, berra e fala palavrão Me recuso a buscar essa discutível perfeição*
Já tá mais do que comprovado Mentira um dia escorre pelo ralo Taxada de mimada, Rapunzel aprisionada Eu nem vou ligar.
Mas vê se pelo menos Mude o texto Ou tá arriscando o seu emprego? Pense grande, o seu destino é bem maior Tenha fé Do que ficar caçando alguém pra pegar no pé.
A princesa também sente, chora, sofre, Sonha e ouve não (ouve não) Eu prefiro a verdade a essa discutível perfeição A princesa também briga, encrenca, berra e fala palavrão (mas só se eu quiser) me recuso a buscar essa discutível perfeição.
Preste atenção, tome cuidado Boca fechada não entra mosquito, diz o ditado Respeite meus longos anos de estrada De boba é que eu não tenho nada, não, não, não, não
A princesa também Sente, chora, sofre, Sonha e ouve não, Também mente, é inconseqüente, Tem preguiça, Perde a direção Porque ninguém nesse mundo é cem por cento Cheio de razão.
Me recuso a buscar essa Discutível perfeição.
"Discutível Perfeição", de Sandy e Tatiana Parra Sandy & Jr (Universal Music, 2006)