Essa semana me lembrei muito dessa música cantada pela Dalva de Oliveira. No auge da briga do casal Herivelto Martins X Dalva de Oliveira, Nelson Cavaquinho, Washington e Osvaldo Martins fizeram este samba-canção exclusivamente para a Dalva que, segundo o filho do casal, Pery Ribeiro (Peri de Oliveira Martins, Rio de Janeiro, 27 de outubro de 1937), no livro "Minhas Duas Estrelas" (Editora Globo, 2009), a música era uma sutil ironia à antiga profissão do pai, que era palhaço de circo.
E eu, bem, dedico essa canção a alguém que conheci há poucos anos que tem um comportamento semelhante a de um palhaço e que, quando o assunto é uma mulher de quem ele gosta, acha que não sobrevive, que não consegue viver sem esta que não está nem aí com ele, mas, mesmo assim, ele não desiste. (Sai dessa, homi ! A vida é bela!). E é por isso que me lembrei dessa música.
Trio de Ouro:Nilo Chagas, Dalva de Oliveira e Herivelton Martins. Na minissérie, respectivamente, Maurício Xavier, Adriana Esteves e Fábio Assunção (Fotos: Cifrantiga e Revista Quem)
Desde aquele tempo até hoje existem casais polêmicos na mídia:
Kurt Cobain XCourtney Love Ike X Tina Turner Sid Vicious X NancySpungen Rihanna X Chris Brown Amy WinehouseX Blake Fielder-Civil Sonny Bono X Cher Johnny Cash X June Carter John Lennon XYoko Ono
E, a partir da próxima segunda-feira (4 de janeiro), a Globo estréia a minissérie que conta a história de cantores da era do rádio que faz parte da série de casais polêmicos, porém, da música brasileira: Dalva de Oliveira (Vicentina Paula de Oliveira, Rio Claro,São Paulo, 5 de maio de 1917 — Rio de Janeiro, 31 de agosto de 1972) e Herivelto Martins Herivelto de Oliveira Martins (Engenheiro Paulo de Frontin,Rio de Janeiro, 30 de janeiro de 1912 — Rio de Janeiro, 17 de setembro de 1992). O casal é vivido pelos atores Fàbio Assunção (Fábio Assunção Pinto, São Paulo, 10 de agosto de 1971) e Adriana Esteves (Adriana Esteves Agostinho, Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 1969). Entre as décadas de 30 e 50, o rádio era responsável por revelar muitos ídolos, despertando o sonho de milhares de pessoas de ser artista ou cantor de rádio.O público chegava a fazer fila na Rádio Nacional na Praça Mauá existente até hoje e do qual euzinha sou ouvinte virtual, ou seja, pela net. Dalva teve uma belíssima voz, mas a sua carreira só fez sucesso graças ao compositor Herivelto Martins, com quem ela se casou. Mas a parceria deles era melhor nos palcos do que atrás das cortinas. Depois do término de treze anos de relacionamento, Dalva e Herivelto expuseram suas dores através de suas músicas, entre elas, "Cabelos Brancos" ("Não falem dessa mulher perto de mim / Não falem pra não lembrar minha dor..."). Dalva nunca chegava a ser feliz com o casamento, já que Herivelto tinha vários relacionamentos extraconjugais, o que deixava a cantora doida da vida, mas o compositor voltava pora casa depois das orgias (uh!), mas não passou a voltar mais depois que conheceu Lurdes, na minissérie, vivida por Maria Fernanda Cândido (Londrina, Paraná, 21 de maio de 1974). Foi amor à primeira vista. Pra ela, Herivelto fazia serenatas e cançoes de amor e , por ela, largou de vez a Dalva, que não aceitava o fim do casamento.
Quem sabe o programa "Alô Daisy" da Rádio Nacional no Rio passará semanas da minissérie executando as músicas do casal Dalva e Herivelto, não é?
CURIOSIDADE:Na primeira versão do filme Branca de Neve e os Sete Anões produzida pelos estúdios Disney, em 1938, Dalva de Oliveira dublou os diálogos da personagem Branca de Neve. As canções foram interpretadas pela dubladora Maria Clara Tati Jacome. (Wikipedia)