Saturday, April 30, 2011

Dreamgirls - As garotas dos sonhos encarando a realidade.


The Dreams: Lorrell Robinson (Anika Noni Rose), Deena Jones (Beyoncé Knowles) e Effie White (Jennifer Hudson)



Este filme é de 2006, mas eu só vi em dezembro de 2010, assim que a Globo resolveu exibí-la na Sessão de Gala, logo depois de "Domingo Maior". No Rio Grande do Sul e aqui em Santa Catarina é quase uma hora mais tarde devido a programação local da afiliada RBS TV , mas, pra mim, valeu a pena cair da cama pra ver o filme, pois é um músical bem trabalhado. Eu, ironicamente, digo que "Dreamgirls - Em Busca de Um Sonho" ("Dreamgirls", Paramount Pictures / Dreamworks SKG, 2006) traduz um pouco como é a música brasileira de hoje, pois o filme "mostra o sonho sem esconder a realidade" (Blog Estúdio Online). O filme, com roteiro de Bill Condon (o mesmo de "Chicago") é baseado no musical da Broadway estreado no dia 20 de dezembro de 1981, com música de Henry Krieger e letra de Tom Eyen. Coincidentemente, o filme estreou nos Estados Unidos cinco dias antes dos 25 anos de estréia do black musical (15 de dezembro de 2006)


Trailer do Filme



http://youtu.be/IkLl6rHT8-M

Detroit, década de 60. Curtis Taylor Jr. (Jamie Foxx, que ganhou o Oscar ao fazer o papel de Ray charles no cinema) é um vendedor de carros, que sonha em deixar seu nome marcado no mundo da música. Ele deseja abrir sua própria gravadora, mas ainda não tem o formato e o produto certo para vender ao público. Curtis encontra o que procura ao conhecer o grupo The Dreamettes, formado pelas cantoras Deena Jones (Beyoncé Knowles), Lorrell Robinson (Anika Noni Rose) e Effie White (Jennifer Hudson). Elas se apresentam em um show de talentos local, usando perucas baratas e vestidos feitos em casa. Suas vidas mudam quando Curtis, já seu agente, consegue que elas façam o backup do show de James "Thunder" Early (Eddie Murphy), o pioneiro de um novo som em Detroit. Posteriormente o grupo alça vôo solo, mudando de nome para The Dreams. Porém Curtis sabe que para alcançar o sucesso o grupo precisará apostar na beleza provocante e tímida de Deena, mesmo que tenha que deixar de lado a voz potente de Effie. (Adoro Cinema). E Curtis acaba colocando Deena para ser a vocal principal do grupo trocando-a por Effie não só como a cantora principal do grupo, mas também como seu interesse romântico. Isso sem dizer que Beyoncé, que faz a Deena, estava linda nesse filme e fica mais bonita de cabelos escuros. Mas o centro das atenções mesmo foi a gordinha Jennifer Hudson no papel da desbocada Effie White, que lhe rendeu ao Globo de Ouro e ao Oscar, ambos de melhor atriz coadjuvante. Jennifer era candidata do programa "American Idol" (uma das filiais mundiais do programa "Ídolos") e ficou em sétimo lugar no reality show.



Jennifer Hudson, Anika Noni Rose, Beyoncé e Jamie Foxx



Semelhanças

Este filme contem várias referências a artistas da Motown Records, a famosa gravadora de artistas negros (no filme, identificado como Rainbow Records). As protagonistas são referentes ao grupo The Supremes.

*Deena Jones (mezzo-soprano) (Beyoncé): baseada na Diana Ross (The Supremes).
*Lorrell Robinson (mezzo-soprano) (Anika Noni Rose), na Mary Wilson, das Supremes.
*Effie White (soprano) (Jennifer Hudson), na Florence Ballard, primeira solista das Supremes, antes da Diana Ross. A personagem também tem Etta James e Aretha Franklin como influências.
*Curtis Taylor Jr (barítono) (Jamie Foxx) no fundador da Motown Records, Berry Gordy Jr.
*James "Thunder" Early (ou Jimmy Early) (tenor) (Eddie Murphy), baseado em James Brown, Little Richard, Jackie Wilson e Marvin Gaye.
* C.C. White (barítono) (Keith Robinson), irmão da Effie White, baseado no vice-presidente, cantor e principal compositor da Motown, Smokey Robinson (compositor de "My Girl", cantado pelo grupo The Temptations).
*Michelle Morris (substituta da Effie White)(meio-contralto)(Sharon Leal) baseada em Cindy Birdsong, substituta da Florence Ballard, das Supremes.
*Campbell Connection, baseado no grupo The Jackson Five. (repare que no filme tem um personagem inspirado no menino Michael Jackson)

O Roubo do "Cadillac Car"

O ambicioso empresário Curtis convence Jimmy Early de que ele deve se aventurar no mercado da música pop e deixar a tradicional audiência R&B/soul para trás. Então, C.C. escreve a canção "Cadillac Car" para Jimmy Early e as Dreamettes. A canção faz um sucesso moderado no meio pop, mas é roubada pouco tempo depois por cantores brancos (Dave e as Sweethearts) e só faz sucesso nas emissoras de rádio com esse grupo (muito semelhante ao que aconteceu com Little Richard e as versões de suas canções feitas pelo cantor branco Pat Boone e com Big "Mama" Thornton, um cantor negro que só teve seu "Hound Dog" deslanchado mundialmente por Elvis Presley). C.C. , Marty (vivido por Danny Glover) e Curtis estavam inconformados com o fracasso de sua versão de "Cadillac Car" e, pra não acontecer de novo com outro sucesso, "Steppin' To The Bad Side" ("Passando para o Lado Sombrio") , Curtis encontra uma decisão definitiva: subornar os DJ's das rádios do país inteiro pra que o single faça sucesso (pelo que se vê no filme, naquela época, o jabá era crime, pois, ao contrário de hoje em dia, não eram as rádios que cobravam, e sim, o empresário que cometia o que então era fraude. E os radialistas que não sabiam disso, topavam por dinheiro).

A coisa ficou "Heavy" entre as Dreams


Já desasssociadas do James "Thunder" Early, as Dreamettes ganham o novo nome, "The Dreams". Com o objetivo de transformá-las em um trio pop, Curtis que tem romance com Effie White, coloca Deena de voz (e corpo) mais suaves como a cantora principal ao invés de Effie a de voz (e corpo) mais fortes. Effie se sente ressentida ao ser colocada de lado, mas sua raiva se dobra quando as atenções de seu namorado Curtis e os holofotes vão em direção à nova líder das Dreams, Deena Jones.
As Dreams fazem o maior sucesso mundial com os singles "Dreamgirls" ("Garotas dos Sonhos") e "Heavy" ("Pesado"). Enquanto Deena se torna o centro das atrações da banda, Effie, a antiga líder do trio, se torna temperamental e imprevisível, e Lorell tenta manter a paz entre as duas. Effie começa a faltar os ensaios e os shows da banda devido a uma doença (a tal doença, na verdade, é a gravidez do filho de Curtis). Então, Curtis coloca uma nova cantora, Michelle Morris, no lugar de Effie antes que qualquer um tenha a oportunidade de informá-la. Effie é deixada de lado, enquanto Deena Jones e as Dreams (como a banda é conhecida agora) continuam a fazer sucesso sem ela.

Acabou pra Effie.

Depois de muitas ausências, Effie repentinamente aparece no ensaio, horas antes da apresentação do grupo Deena Jones & The Dreams. Foi aí que ela descobre que tem uma substituta e inicia uma briga entre ela e a nova formação das Dreams, Curtis e seu irmão C.C em "It's All Over" (em protuguês, "Acabou"). Em "And I Am Telling You I'm not Going" ("Eu Estou Lhe Dizendo que Não Vou Embora"), depois da briga em grupo que cede o espaço pra Effie e Curtis, Effie não aceita a decisão do Curtis de excluí-la do grupo e de terminar o romance com ela. Esta música, que foi cantada originalmente pela outra Jennifer, a Holliday (que foi Effie White na versão musical), foi cantada posteriormente pela Whitney Houston em suas turnês (ainda nos anos 80, a magra e bonita Whitney foi selecionada pra fazer Deena Jones, mas teimava em cantar músicas da gorda e de beleza mediana Effie White, principalmente esta e "I Am Changing") e pela personagem Mercedes Jones, vivida pela atriz e cantora Amber Riley em um dos episódios da primeira temporada da série musical "Glee", da emissora de TV por assinatura Fox. Amber interpretaria a Effie no filme, mas foi rejeitada por ser nova demais para a personagem.


"It's All Over"



http://youtu.be/aKSbFRl-UYI


"And I Am Telling You I'm Not Going"



http://youtu.be/QsiSRSgqE4E


Músicas Feitas Para o Filme

Na versão cinematográfica, foram incluídas quatro músicas inéditas, todas com a melodia de Henry Krieger (o mesmo do musical original). Em "Pacience" ("Paciência"), C.C compos a música para Jimmy Early e Lorrell Robinson gravarem em demo para que Curtis, agora casado com Deena Jones, analisasse em uma reunião, mas o empresário reprova por ser uma canção com mensagem de esperança e de ótima criatividade. Michelle, uma das Dreams, defende:
" A música diz a verdade, as pessoas estão com raiva. E eu também, porque meu irmão tá lá no Vietnã lutando numa guerra sem sentido."
"É, Curtis, música não é pra expressar nossos sentimentos?", pergunta C.C.
"Música tem que vender", responde Curtis, insensível.

Bem semelhante à situação da música brasileira da atualidade, não é? Se "Pacience" foi rejeitada no filme, na vida real concorreu ao Oscar de melhor canção, juntamente com as outras duas inéditas: "I Love You I Do", cantada por Jennifer Hudson, e "Listen", escrita por Henry Krieger, Scott Cutler, Anne Preven e Beyoncé Knowles e cantada pela própria Beyoncé. Nesta música, sua personagem, Deena Jones, no auge da carreira, não tolera mais as exigências e os controles do marido empresário e presidente da gravadora Rainbow Records. Entre as exigências, a de fazer no cinema o papel da versão moderna e musical de Cleópatra na fase adolescente, enquanto Deena prefere estrear como atriz num papel mais maduro e provocativo, contra a aprovação de Curtis. Beyoncé também gravou "Listen" em espanhol num album em que ela canta seus grandes sucessos nesta mesma língua, como "Imprescindible" ("Irreplaceable") e "Si Yo Fuera Un Chico" ("If I Were a Boy").

"Listen"



http://youtu.be/i83AtDRzEvU

"Oye" ("Listen")



http://www.youtube.com/watch?v=fOWGFUf836Y


As Capas de LP's do Filme



As mais criativas capas de LP's fictícios foram desenhadas por Eric Rosemberg, o mesmo do filme "Quase Famosos" ("Almost Famous", Columbia Pictures, 2000). Repare que todos as capas de LP's das Dreams são parecidíssimas com as das Supremes. Essas e mais capas estão no site do designer ( http://www.ericrosenbergdesign.com/index.php?/project/dreamgirls/ )


O primeiro LP das Dreams. As fotos são parecidas com as da capa de um dos LP's das Supremes (segunda, abaixo) e com margens e autógrafos semelhantes a da terceira capa abaixo, nesta que inclui o hit "Stop! In The Name Of Love"


Capa Fictícia


Capas Originais


Capa das Dreams de 1968, agora sem Effie White,com a mesma ilustração de "Let The Sunshine In" das Supremes (agora sem Florence Ballard).

Capa Fictícia

Capa Original



Deena Jones (Beyoncé) e as Dreams:capa semelhante a do LP "Cream of the Crop", das Supremes, de 1969

Capa Fictícia

Capa Original


Cópia da capa do LP "Touch" das Supremes, de 1973 (agora sem Diana Ross e com nova formação)


Capa Fictícia


Capa Original



Deena Jones (Beyoncé) na era disco, em 1977. Pra mim é a capa de LP (neste caso, compacto simples, aquele que muitos dizem que é "disco pequeno") mais bonita do filme. Apesar de que o compacto simples só levava seu nome, ela continuava com as Dreams neste hit plagiador "One Night Only". Alguns detalhes lembram a capa do primeiro LP da Diana Ross fora da Motown, já extinta:o "Why Do Fools Fall in Love", de 1981.

Capa Fictícia


Capa Original




Canções (por ordem de apresentação)

Todas as faixas são com músicas de Henry Krieger e letra de Tom Eyen, exceto as faixas marcadas como músicas inéditas para o filme:
"Love you I Do" e "Perfect World", escritas por Henry Krieger e Siedah Garrett
"Pacience", escrita por Henry Krieger e Willie Reale
"Listen", escrita por Henry Krieger, Scott Cutler, Anne Preven e Beyoncé Knowles




Cartaz da peça musical original da Broadway, de 1981


*Faixas da peça musical original
**Faixas inéditas para o filme

Primeiro ato (década de 60)

-"I'm Lookin' For Something"* - As Stepp Sisters
-"Goin' Downtown"* - Little Albert e os Tru-Tones
-"Takin' The Long Way Home"* - Tiny Joe Dixon
-"Move"* - As Dreamettes
-"Fake Your Way To The Top"* - James "Thunder" Early e as Dreamettes
-"Cadillac Car"* - James "Thunder" Early e as Dreamettes
-"Cadillac Car" (Reprise)* - Dave e as Sweethearts
-Steppin' To The Bad Side"* - Curtis Taylor Jr., C.C. White, Wayne, James "Thunder" Early e as Dreamettes
-"Love You I Do"** - Effie White
-"I Want You Baby"* - James "Thunder" Early e as Dreamettes
-"Family"* - C.C. White, Effie White, Curtis Taylor Jr., Deena Jones, Lorrell Robinson
-"Dreamgirls"* - As Dreams
-"Heavy"* - As Dreams
-"It's All Over"* - Effie White, C.C. White, Curtis Taylor Jr., Deena Jones, Lorrell Robinson, Michelle Morris
-"And I Am Telling You I'm Not Going"* - Effie White
-"Love Love Me Baby"* - Deena Jones e as Dreams

Segundo ato (década de 70)

-"I'm Somebody"* - Deena Jones e as Dreams
-"When I First Saw You"* - Curtis Taylor Jr.
-"Patience"** - James "Thunder" Early, C.C. White, Lorrell Robinson
-"I Am Changing"* - Effie White
-"Perfect World"** - The Campbell Connection
-"I Meant You No Harm / Jimmy's Rap"* - James "Thunder" Early
-"Lorrell Loves Jimmy"* - Lorrell Robinson
-"Family (Reprise)"* - Deena Jones e as Dreams
-"Step On Over"* - Deena Jones & the Dreams
-"I Miss You Old Friend"* - Jazz Singer
-"One Night Only"* - Effie White
-"One Night Only (Disco)"* - Deena Jones e as Dreams
-"Listen"** - Deena Jones
-"Hard To Say Goodbye"* - Deena Jones e as Dreams
-"Dreamgirls (Finale)*" - Effie White com Deena Jones e as Dreams
-"Curtain Call"* (instrumental)
-"When I First Saw You (Dueto)"* (música executada durante os créditos) - Deena Jones e Curtis Taylor Jr.


Curiosidades:

* A atriz Loretta DeVine, que faz a cantora de jazz no filme, interpretou uma das Dreams, Lorrell Robinson, no musical original da Broadway.
*Keith Robinson, que faz o compositor C.C. White, participou do seriado "Power Rangers - Lightspeed Rescue", como o ranger verde
*Jennifer Hudson engordou 9 quilos pra fazer a personagem Effie White.
*Na série "Todo Mundo Odeia o Chris", a personagem Rochelle (vivida por Tichina Arnold), mãe do Chris, em um dos episódios, faz aniversário, e ganha de presente um par de ingressos para ver "Dreamgirls", seu musical da Broadway preferido.
* É a primeira vez que Eddie Murphy concorre ao Oscar de melhor ator coadjuvante.
*Beyoncé e Diana Ross têm várias coisas em comum: ambas eram líderes de trio de cantoras negras (Diana Ross nas Supremes até 1970 e Beyoncé nas Destiny's Child até 2003) e são as únicas de seus grupos a fazerem sucesso na carreira solo.


Video do musical original "Dreamgirls", gravado ao vivo em 1982

Com Jennifer Holiday (no papel de Effie White) , Ben Harney (como Curtis Taylor Jr.) , Loretta DeVine (Lorrell Robinson) e Sheryl Lee Ralph (Deena Jones)



http://www.youtube.com/watch?v=kC_u_q-iND0

No comments:

Post a Comment

 

FREE HOT VIDEO 1 | HOT GIRL GALERRY 1

FREE HOT VIDEO 2 | HOT GIRL GALERRY 2

FREE HOT VIDEO 3 | HOT GIRL GALERRY 3

FREE HOT VIDEO 4 | HOT GIRL GALERRY 4

FREE HOT VIDEO 5 | HOT GIRL GALERRY 5

FREE HOT VIDEO 6 | HOT GIRL GALERRY 6

FREE HOT VIDEO 7 | HOT GIRL GALERRY 7

FREE HOT VIDEO 8 | HOT GIRL GALERRY 8

FREE HOT VIDEO 9 | HOT GIRL GALERRY 9

FREE HOT VIDEO 10 | HOT GIRL GALERRY 10

FREE HOT VIDEO 11 | HOT GIRL GALERRY 11