![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhaPi8w-SrVL1PR8unPU28ZttRk40XUUUM7qas8VuXmkWHK-Nm_HT0RbkY5YJK3NJ56M9eY1o5d2uMqvg6sY8VSR7wngJzKGaVDExz6eTxHbzGBrLQsah-z3rKXr1Qg-V-ckmzS-t9ygTE9/s320/reporter-esso_ok.jpg)
Foto:Imagem encontrada no site de buscas Google
Repórter Esso (também conhecido como O Seu Repórter Esso) foi um noticiário histórico do rádio e da televisão brasileira. Foi o primeiro noticiário de radiojornalismo do Brasil que não se limitava a ler as notícias recortadas dos jornais, pois as matérias eram enviadas por uma agência internacional de notícias sob o controle dos Estados Unidos da América. O repórter Esso era patrocinado por uma empresa estadunidense chamada Standard Oil Company of Brazil, conhecida como Esso do Brasil. Os locutores que fizeram maior sucesso no noticioso foram: Gontijo Teodoro, Luiz Jatobá e Heron Domingues. Os slogans mais famosos eram: "Repórter Esso, o primeiro a dar as últimas" e "Repórter Esso, a testemunha ocular da história"O Repórter Esso esteve no ar de 28 de agosto de 1941 ao último dia de 1968. (...)
O Repórter Esso terminou suas transmissões em 31 de dezembro de 1968. Na última edição, transmitida pela Rádio Globo do Rio de Janeiro, a partir das 20:25 da noite, o radialista Guilherme de Sousa fez a identificação da emissora e dando a hora certa, antes de anunciar: "Alô, alô, Reporter Esso! Alô!" Ao som das tradicionais trombetas, o locutor Roberto Figueiredo entrou no ar, noticiando sobre as festividades do ano novo (1969) (Wikipédia)
Durante a leitura das principais notícias dos últimos 27 anos do Repórter Esso, ao chegar no 5:15 do video abaixo, repare que Roberto Figueiredo faz uma breve pausa. É nessa parte que ele começa a chorar e se emocionar. E, no 6:00, é que muda o tom de voz de locutor, ficando mais embargado. Roberto tentou se recompor e, aos prantos, encerrou o último Repórter Esso, desejando uma boa noite e um feliz ano novo.
"Boa Noite e um Feliz 1969. São os votos da Esso"
http://www.youtube.com/watch?v=cIgSWgWH2kg
No comments:
Post a Comment