![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHvXGCVr-5AJ3Lm-cYH6r4c7yiFtG_BNUjPPAb02YxDhNKxW9LtA6XP33zzndW6KtDoKmeqMVZLnZhGxotYa8GQSOWArsAX-H9PJmfgoclLpsIR_VCM2NgNNXAoGH1UyxhkmDyV100EsRb/s320/Wando+1976+-+capa.jpg)
Capa do LP "Porta do Sol", Wando (Beverly/Copacabana Discos, 1976)
(foto:imagem encontrada pela net)
Wanderley Alves dos Reis, o Wando (Cajuri, Minas Gerais, 2 de outubro de 1945) é um cantor brega-romântico brasileiro. Formado em violão erudito, começou a lidar com música aos 20 anos, em Minas Gerais, onde nasceu.
Muito antes de ele ser conhecido como o "calcinha-man", se tornar a versão pornográfica do Julio Iglesias e de optar pelo repertório romântico de conteúdo duvidoso e com fortes doses de erotismo, suas músicas eram puxadas para o samba. Em 1973, gravou seu primeiro LP, "Glória a Deus no Céu e Samba na Terra".Nesse mesmo ano, o cantor Jair Rodrigues gravou dus músicas de sua autoria, "O Importante é Ser Fevereiro" e "Se Deus Quiser".No ano seguinte,a "Sapoti" Ângela Maria gravou "Vá, Mas Não Volte", mas foi em 1975 que Wando estourou com as músicas de sua autoria, "Nega de Obaluaiê" e "Moça" ("eu quero me enrolar nos teus cabelos/abraçar teu corpo inteiro..."), esta que fez parte da trilha sonora da primeira versão da novela "Pecado Capital" (Rede Globo, 1975-1976). Em 1976, Wando gravou seu terceiro LP que, na minha opinião, merecia ser relançado em CD e que, infelizmente, é pouco lembrado:"Porta do Sol". Com o repertório bastante MPBista, com letras decentes (sem se preocupar com menores de idade por perto) e com arranjos de banda de garagem regados a muito teclado (bastante futurista e bem "hi-tech" para a década de 70), tudo isso lembrando Caetano Veloso nessa mesma época, o LP abre com a religiosa "Jesus (Negro Bonito dos Olhos Azuis)", este com direito a coral de igreja. Um LP que vale a pena ouvir. Portanto, esqueça certos clássicos como "Gosto de Maçã" , "Fogo e Paixão", "Obsceno","Amor Filho da Puta" (desse cara eu esperava tudo, menos isso...) e "Safada"("Vem minha safada, vem minha bandida, minha descarada"...essa que Wando fez em parceria com o humorista Chico Anysio) e ouça "Odoiá", "Ei, Amigo","Banho de Cerveja" (esta que é um eletro-baião), "Você às Vezes Até Sou Eu" (idem) e o sambinha "Há Tanto Pra Dizer"
(OBS.:Este blog NÃO contém link para download)
"Porta do Sol" - Wando
(Beverly/Copacabana Discos, 1976)
1- Jesus (Negro bonito dos olhos azuis)
(Wando)
• Abertura: Porto do Sol (Sergio Lemke)
2- Vê coração bandido
(Sergio Lemke)
3- Odoiá
(Chico de Assis - Wando)
4- O rei
(Édson Conceição)
5- Sumida
(Rose Marie - Wando)
6- Menino de rua
(José Luiz - Milly)
7- Ei, amigo
(Wando)
8- Banho de cerveja
(Sergio Lemke)
9- Você às vezes até sou eu
(Mathuzalém)
10- Amor maior
(J. Velloso - Andó)
11- Rosto marcado
(Édson Conceição - Wando)
12- Há tanto pra dizer
(Wando - Macário Batista)
BEVERLY
BLP 9140
(P) 1976
Video:"Há Tanto Pra Dizer", Wando (1976)
http://www.youtube.com/watch?v=5NOT8X6XgqM
No comments:
Post a Comment